Reaproveitar é a palavra!!
Eu tinha a maior dó de usar leite nas minhas receitas....sim, porque eu não gosto de tomar leite e acabo desperdiçando muitos litros, pois compro para fazer as receitas (bolos, tortas, molhos) e como não tomo, tinha que jogar fora o que sobra.
Daí descobri duas coisas para fazer com esse leite que sobra e reaproveitar. A primeira coisa é fazer yogurte. Encontrei esse fermento para yogurte, aí da foto, nas lojas MUNDO VERDE aqui em São Paulo....e é tão facinho fazer. Basta você colocar metade do leite que sobrou numa panela e levar ao fogo, quando ferver você desliga e adiciona a outra metade do leite ainda gelada, adicione também o fermento e mexa bastante. Tampe a panela e deixe em um lugar escuro e em temperatura ambiente por 6 horas, eu deixo dentro do forno normalmente. Depois de 6h é só colocar num recipiente tampado e levar á geladeira. Prontinho.
Você pode saborear o yogurte como, natural, com açúcar, com adoçante, bater com uns morangos, bater com outras frutas que você goste, fazer vitamina.....usar a imaginação.
Para para as próximas porções você não precisa comprar o fermente, basta usar 1 xícara do yogurte anterior que você fez pois,o yogurte conserva os lactobacilos necessários para fermentar o leite e transformá-lo em yogurte. Ou seja, dá pra fazer yogurte usando só o yogurte mesmo.
A outra maneira de não desperdiçar é congelando. Sim, eu congelo o leite em porções de 1 xícara, e assim, quando precisar para alguma outra receita basta tirar do freezer com antecedência.
E bora evitar o desperdício!!!
Que legal essas dicas!
ResponderExcluirTenha um ótimo final de domingo!
andreaquitutes.blogspot.com/
bjs,Andréa.....
Tenho vontade de fazer iogurte caseiro, mas ainda não me arrisquei...
ResponderExcluirBoa dica.
Abraços, Daniana
http://cozinhasemdrama.blogspot.com/
Adoro fazer iogurte, mas cada vez fica numa consistência diferente!
ResponderExcluirNunca usei esse fermento, ele deixa o iogurte mais durinho?
bjs
Olá Lala faço bastante yogurte caseiro mas infelizmente aqui em Portugal não conheço esse fermento, aqui tenho que recorrer a um iogurte como fermento para os outros potinhos que vou fazer e adiciono também leite em pó para ficarem mais sólidos,como uso leite magro deixo na yogurteira cerca de 10 horas a fermentar.
ResponderExcluirBeijinhos.
http://cozinhadaduxa.blogspot.com/
Eu faço iogurte mas uso minha iorguteira, agora fiquei curiosa com esse pacotinho vou procurar logo e a dica de congelar é mesmo ótima.
ResponderExcluirwww.saboresdalica.blogspot.com
Excelente dica.
ResponderExcluirCostumo fazer iogurte caseiro, usando um potinho de iogurte natural (uso o da marca Paulista), que misturo com um litro de leite integral. O procedimento é o mesmo e fica tb muito bom.
Vou procurar o seu envelope e tentar fazer, pois não passo sem iogurte no café da manhã.
bjs,
Adir (gostosurasdaDiza)
Oi Lala, venho responder ás suas questões;
ResponderExcluirmassa quebrada é uma massa que costumamos utilizar tanto para tartes doces como salgadas,
peneira-se 200g de farinha, 25g de açucar e uma pitada de sal, para uma tigela, junta-se 125g de margarina amolecida em bocadinhos e trabalh-se com a ponta dos dedos.
Junta-se um ovo batido e 2 colheres de sopa de água e amassa-se tudo rápidamente para ligar.
Molda-de uma bola e leva-se ao freezer a descansar durante 2 horas, depois retira-se, estende-se numa bancada polvilhada de farinha e forra-se a tarteira.
Eu costumo comprar feito no supermercado, sempre que preciso é só ir buscar ao freezer.
Podes substituir a massa quebrada por massa folhada, fica igualmente bom, espero ter ajudado.
Beijocas :)
Ótima dica, Lala. Eu também não tomo leite, mas como meu esposo parece um bezerro, aqui em casa não sobra leite, mas sempre falta e temos que correr comprar. rs
ResponderExcluirNão foi muito caro o fermento pro iogurte?
Adorei a dica!!!
ResponderExcluirAqui em São jose dos campos, também tem uma lojinha Mundo verde, nunca entrei na lojinha, mas sempre tive curiosidade, agora com a sua dica especial, vou lá dar uma olhada.
beijos