sexta-feira, agosto 30, 2013

Enxoval para bebês



A espera por um bebê é um período muito gostoso, e uma das atividades mais prazerosas da gestação é dormir...(ups! isso foi na minha gestação, eu senti muito sono!). 

Não, outra das atividades mais prazerosas da gestação é montar o enxoval e pensar num quarto e na adaptação da casa para a chegada do bebê.

Quando fui montar o enxoval da minha filha, pesquisei com mães e pais recentes para ter uma ideia do que comprar e quais quantidades. Recebi de uma lista completa de coisas. Hoje, 08 meses depois do nascimento da minha filha, consigo dizer mais claramente o que eu comprei e acabou sendo inútil (porque não senti falta, porque não gostei ou porque a Alice não gostou) e também consigo dizer o que eu não comprei e me fez falta.

Ou seja, agora, com experiência vivida, eu já consigo montar uma lista de enxoval personalizada e totalmente adequada pra mim e pra Alice. E com a chegada de um filho, muitas das coisas vão ser assim mesmo, você se prepara, imagina como vai ser, mas somente a experiência vivida é que vai te mostrar o que é inútil, o que é necessário, e várias coisas que você nem tinha pensado vão aparecer.

Antes de eu listar aqui tudo o que achei útil, tenho que reforçar, montar o enxoval é uma experiência pessoal e o seu enxoval ideal, com certeza, é diferente do meu.  Pra algumas mães ter esterilizador de copinhos e mamadeiras é fundamental, já pra outra família aquele trambolhão só fica ocupando espaço na cozinha e pode-se preferir esterilizar tudo numa panela com água fervente mesmo.

Outro lembrete, alguns utensílios podem muito bem ser substituídos por outros. O tal esterilizador pode ser substituído por uma panela, basta ferver tudo por 05 minutos.

No meu caso a própria mamadeira nunca foi usada, eu comprei 06 mamadeiras porque estavam na tal lista impessoal que peguei e mesmo sabendo que iria amamentar, eu resolvi ter as benditas em casa. Mas realmente amamentei minha filha e aos seis meses quando começamos a introdução alimentar, ela já aprendeu a tomar líquidos num copinho. As mamadeiras ficaram lá, novinhas e inúteis.

Aliás, eu preciso fazer esse comentário, dar mamadeira e chupeta é o início do desmame, pois a sucção no bico de plástico é muito mais fácil do que a sucção no seio, e usando mamadeira o bebê acaba preferindo o modo mais fácil e vai largando o peito. Então, se você quer continuar amamentando, o ideal é nunca oferecer mamadeira ou chupeta para o bebê. Quando quiser que o bebê tome algum outro líquido, ofereça-o num copinho.

Bom, vamos lá, vou organizar meu enxoval por listas: Itens mais úteis, Ninguém me indicou mas eu precisei, Itens mais inúteis e Lista completa que recebi quando estava grávida.

ITENS MAIS ÚTEIS
1. Sling
 Sim, eu e meu marido usamos. O sling/carregador facilita minha vida, consigo ficar com a Alice no colo e leva-la comigo o tempo todo enquanto mantenho minhas mãos livres. Ainda vou fazer um post sobre os slings. Eu ganhei um e comprei outro no Sampasling. Preferi ter dois para colocar um pra lavar enquanto uso o outro.

2. Trocador de bolsa
Minha cunhada que fez o da Alice. É um trocador bem fino, para deitar o bebê e trocar a fralda quando estou fora de casa.

3. Absorvente de seio
Para evitar que suje a roupa quando o leite vazar.


NINGUÉM ME INDICOU MAIS EU PRECISEI
1.       Máquina de lavar louça
Isso não está em nenhuma lista de enxoval mas, para cuidar de um bebê a gente acaba descuidando da casa, é assim mesmo. Seu bebê vai ter um mês só uma vez na vida, e louça pra lavar você terá a vida inteira, todos os dias. Eu larguei mão da louça, não gosto meu tempo com ela, comprei uma máquina de lavar louça e gasto meu tempo com minha bebê.

2.       Tablet, Netflix, distrações
Pode parecer um disparate dizer que não tem tempo pra nada e depois dizer que precisei de distrações. Mas, amamentar é assim mesmo. Eu ficava horas seguidas com a Alice no colo amamentando, muitas vezes ela dormia no meu colo e dormia tão gostoso que eu deixava ela lá mesmo. Outras vezes eu até tentava coloca-la no berço ou no carrinho, mas assim que saia do meu colo ela acordava. Então, assinei o Netflix para me distrair por essas horas e horas de amamentação e de colinho.
Algumas mães usam essas horas para ler vários livros, eu não consegui ler pois não tinha mãos livres para segurar o livro, já estava segurando a bebê. Rsr

ITENS MAIS INÚTEIS
.. .                  Mamadeiras, escova de mamadeira, esterilizador de mamadeiras

2.                Chupetas

3.               Protetor de berço

4.               Banheira com suporte (Essa banheira é grande, ocupa um baita espaço e nunca foi usada. Desde pequenininha a Alice toma banho no balde ou no chuveiro mesmo). Usávamos o suporte como varal de chão!

5.              Posicionar para dormir

6.            Sapatinhos (Até começar a andar os sapatinhos são desnecessários. Eu usei uma vez só, pra tirar uma foto)

7.            Todas as roupas com botões ou fechos atrás

8.            Camisetas (a camiseta fica subindo e a barriga do bebê fica de fora, o ideal são bodies mesmo)

9.            Moisés (transporto a Alice no sling ou no carrinho mesmo)

1.      Concha de silicone para os seios

1.           Prato térmico (ah?)


LISTA COMPLETA
Eu não usei tudo isso e ainda tirei as mamadeiras dessa lista, pois elas são desnecessárias para quem amamenta.

Quarto
cobertores
cobertores + fino
mantas simples
jogos de lençol para berço
lençóis de baixo com elástico avulsos p colchão padrão (1,30X0,69)
fronhas avulsas
paninhos de boca (pequenas)
fraldas de pano
protetores de colchão – VAI EMBAIXO DO LENÇOL
toalhas com capuz
kit berço básico
Móbile de Berço
Babá Eletrônica
Tapete com arcos e brinquedinhos pendurados
Alimentação
potes de vidro para armazenar leite materno
bomba elétrica de tirar leite
copos de bico com alça nas 2 laterais
Pomada LANSINOH (para os seios)
Termômetro para febre – Chupeta
Termômetro digital para banho
Pinça Higiênica
Mordedores
Prato Térmico
Jogo de talheres para bebês - Set of cutlery for babies

Higiene
Absorventes para seios Lansinoh
Pomada para assaduras Desitin
Aspirador nasal
Kit com cortador de unha/tesoura/lixa, escova/pente
Roupas
Bodies, calças, gorrinhos, casacos e meias. Todas de acordo com a estação em que o bebê vai nascer.
As roupas sem botões atrás e que não precisam passar pela cabeça do bebê são as melhores.


Por último, mas também importante. Agora que já passei pelo processo, eu acho desnecessário comprar o enxoval todo antes do bebê nascer. Acho que o mais prático é ter o básico em casa, roupinhas, fraldas, cadeirinha do carro e comprar todo o restante com o tempo, conforme a necessidade.

Mas, para quem trazer o enxoval de fora isso não funciona né?


Espero que o post longo ajude.

0 comentários:

Postar um comentário

Olá

Vou adorar receber seus comentários sobre o post!

bjs,