domingo, dezembro 12, 2010

Yogurte caseiro


Reaproveitar é a palavra!!
Eu tinha a maior dó de usar leite nas minhas receitas....sim, porque eu não gosto de tomar leite e acabo desperdiçando muitos litros, pois compro para fazer as receitas (bolos, tortas, molhos) e como não tomo, tinha que jogar fora o que sobra.

Daí descobri duas coisas para fazer com esse leite que sobra e reaproveitar. A primeira coisa é fazer yogurte. Encontrei esse fermento para yogurte, aí da foto, nas lojas MUNDO VERDE aqui em São Paulo....e é tão facinho fazer. Basta você colocar metade do leite que sobrou numa panela e levar ao fogo, quando ferver você desliga e adiciona a outra metade do leite ainda gelada, adicione também o fermento e mexa bastante. Tampe a panela e deixe em um lugar escuro e em temperatura ambiente por 6 horas, eu deixo dentro do forno normalmente. Depois de 6h é só colocar num recipiente tampado e levar á geladeira. Prontinho.

Você pode saborear o yogurte como, natural, com açúcar, com adoçante, bater com uns morangos, bater com outras frutas que você goste, fazer vitamina.....usar a imaginação.

Para para as próximas porções você não precisa comprar o fermente, basta usar 1 xícara do yogurte anterior que você fez pois,o yogurte conserva os lactobacilos necessários para fermentar o leite e transformá-lo em yogurte. Ou seja, dá pra fazer yogurte usando só o yogurte mesmo.

A outra maneira de não desperdiçar é congelando. Sim, eu congelo o leite em porções de 1 xícara, e assim, quando precisar para alguma outra receita basta tirar do freezer com antecedência.

E bora evitar o desperdício!!!

9 comentários:

  1. Que legal essas dicas!

    Tenha um ótimo final de domingo!

    andreaquitutes.blogspot.com/

    bjs,Andréa.....

    ResponderExcluir
  2. Tenho vontade de fazer iogurte caseiro, mas ainda não me arrisquei...
    Boa dica.
    Abraços, Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Adoro fazer iogurte, mas cada vez fica numa consistência diferente!
    Nunca usei esse fermento, ele deixa o iogurte mais durinho?

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá Lala faço bastante yogurte caseiro mas infelizmente aqui em Portugal não conheço esse fermento, aqui tenho que recorrer a um iogurte como fermento para os outros potinhos que vou fazer e adiciono também leite em pó para ficarem mais sólidos,como uso leite magro deixo na yogurteira cerca de 10 horas a fermentar.
    Beijinhos.

    http://cozinhadaduxa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Eu faço iogurte mas uso minha iorguteira, agora fiquei curiosa com esse pacotinho vou procurar logo e a dica de congelar é mesmo ótima.

    www.saboresdalica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Excelente dica.
    Costumo fazer iogurte caseiro, usando um potinho de iogurte natural (uso o da marca Paulista), que misturo com um litro de leite integral. O procedimento é o mesmo e fica tb muito bom.
    Vou procurar o seu envelope e tentar fazer, pois não passo sem iogurte no café da manhã.
    bjs,
    Adir (gostosurasdaDiza)

    ResponderExcluir
  7. Oi Lala, venho responder ás suas questões;
    massa quebrada é uma massa que costumamos utilizar tanto para tartes doces como salgadas,
    peneira-se 200g de farinha, 25g de açucar e uma pitada de sal, para uma tigela, junta-se 125g de margarina amolecida em bocadinhos e trabalh-se com a ponta dos dedos.
    Junta-se um ovo batido e 2 colheres de sopa de água e amassa-se tudo rápidamente para ligar.
    Molda-de uma bola e leva-se ao freezer a descansar durante 2 horas, depois retira-se, estende-se numa bancada polvilhada de farinha e forra-se a tarteira.
    Eu costumo comprar feito no supermercado, sempre que preciso é só ir buscar ao freezer.
    Podes substituir a massa quebrada por massa folhada, fica igualmente bom, espero ter ajudado.
    Beijocas :)

    ResponderExcluir
  8. Ótima dica, Lala. Eu também não tomo leite, mas como meu esposo parece um bezerro, aqui em casa não sobra leite, mas sempre falta e temos que correr comprar. rs

    Não foi muito caro o fermento pro iogurte?

    ResponderExcluir
  9. Adorei a dica!!!
    Aqui em São jose dos campos, também tem uma lojinha Mundo verde, nunca entrei na lojinha, mas sempre tive curiosidade, agora com a sua dica especial, vou lá dar uma olhada.
    beijos

    ResponderExcluir

Olá

Vou adorar receber seus comentários sobre o post!

bjs,