quinta-feira, outubro 02, 2014

30 dias sem açúcar

Me interesso muito pelo tema alimentação, gosto de ler sobre, gosto de comer e gosto de entender o papel da comida no nosso corpo.

Dou preferência por alimentos que contribuam para o corpo, mas não sou radical. Racionalmente, não vejo muito sentido em comer açúcar, calorias vazias, sem valor nutricional que ainda envelhecem o corpo. Mas, meu paladar vê mais sentido do que eu em comer o tal pozinho. hehehehe

Sim. Adoro!

Vai dizer que não é bom comer um bolo de cenoura, chocolate, bolo de fubá ou aquele pudim de leite condensado bem geladinho???

Mesmo assim, a cabeça pensa e racionaliza. E eu gosto de fazer experiências. Resolvi então ficar 30 dias sem comer açúcar. Nem açúcar, nem adoçantes (aspartame, sacarose, etc.).

Minha única exceção para não pirar seria um chá mate geladinho com um pouquinho de açúcar por dia, quando quisesse muito.

Comecei dia 01 de outubro. Decidida!!!

Daqui 30 dias eu posto como foi a experiência.

Já postei AQUI um vídeo sobre o impacto do açúcar no nosso cérebro.


 - - - - - - - -

07/maio/2015

Bom, desnecessário dizer que não foi fácil pra mim e eu acabei parando antes dos 30 dias. A verdade é que eu percebi duas coisas, primeiro que muito, muito do que comemos hoje tem açúcar embutido. Pra começar todas as bebidas prontas.

A única bebida sem adição de açúcar é água e os chás de ervas feitos em casa (os chás prontos todos tem uma quantidade muito grande de açúcar). Até os sucos de fruta tem a frutosa....mas tudo bem, para o meu desafio as frutoses estavam liberadas.

A segunda constatação que fiz foi relativa ao tempo, eu passei anos da minha vida comendo açúcar e de repente quis abolir esse ingrediente de uma hora pra outra. E quis mais, quis abolir também farinhas brancas. Não deu certo, então parei e reavaliei esse desafio. Vou fazer uma coisa de cada vez. Primeiro diminui o açúcar ingerido, uma colher de chá por dia está de bom tamanho, no chá ou no mingau de aveia, por exemplo. Segundo, aumentei a ingestão de legumes, verduras e frutas. Esse é o primeiro passo e não coloquei mais meta temporal. A ideia é que a mudança seja permanente.

Mas pra frente será a vez da farinha branca.

Vou atualizando aqui como vai indo.